Assim que eleito papa, o cardeal que irá comandar a Igreja Católica deve adotar um novo nome, deixando o nome de batismo de lado. Diversos motivos podem influenciar a escolha, como afinidades espirituais, homenagens a antecessores ou o perfil que o pontífice pretende seguir.
O último cardeal eleito papa, Jorge Mario Bergoglio, adotou o nome Francisco, uma escolha inédita. Segundo o pontífice, a escolha foi influenciada por uma fala do cardeal brasileiro Claudio Hummes. Ao final do conclave que definiu Francisco como Papa, o brasileiro o abraçou e disse: "Não se esqueça dos pobres".
Em entrevista em 2013, ano em que foi eleito, Francisco explicou que a fala de Hummes "se alojou" nele. "Foi então que pensei em São Francisco [de Assis]. E então pensei em guerras e em paz e foi assim que o nome veio a mim, um homem de paz, um homem pobre", revelou.
O cardeal eleito Papa no conclave que iniciou nesta quarta-feira (7) poderá seguir os passos de Francisco e optar por um nome inédito, como José, Tiago, André e Lucas. Porém, ele pode escolher um nome já utilizado anteriormente. Caso decida por um nome já utilizado, deverá ser adicionado o número romano, seguindo a ordem cronológica.
João desponta como o nome mais utilizado entre os papas, com 21 pontífices, seguido de Gregório, com 21, e Bento, com 15.
Confira os nomes mais populares entre os papas:
João: 21 papas
Gregório: 16 papas
Bento: 15 papas
Clemente: 14 papas
Inocêncio: 13 papas
Leão: 13 papas
Pio: 12 papas
Estevão: 9 papas
Bonifácio e Urbano: 8 papas
Adriano e Paulo: 6 papas
Celestino, Nicolas e Sisto: 5 papas
De acordo com o site Catholic News Agency, 44 nomes foram escolhidos apenas uma vez. Entre eles, estão: Anacleto, Constantino, Cornélio, Francisco, Hilário, Lino, Marcelino, Marcos, Pedro e Valentim.
Como anda o conclave?
Na tarde desta quarta-feira, o primeiro resultado da eleição para decidir o novo pontífice da Igreja Católica foi anunciado. Através da fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, foi revelado que o novo papa ainda não foi escolhido.
A próxima votação está marcada para esta quinta-feira (8). De acordo com o calendário divulgado pelo Vaticano, é esperado que o resultado seja anunciado por volta das 5h30 (horário de Brasília).