noticias Seja bem vindo ao nosso site ENCONTROJA.COM.BR!

Brasil

Governo pode oferecer atendimento presencial para contestação de descontos no INSS

Alckmin afirma que Caixa pode auxiliar aposentados com dificuldade de acesso digital; sistema começa a funcionar a partir de 13 de maio

Publicada em 09/05/25 às 14:29h - 4 visualizações

Fonte: Bahia.ba


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo pode oferecer atendimento presencial para contestação de descontos no INSS  Compartilhar a noticia Governo pode oferecer atendimento presencial para contestação de descontos no INSS  Compartilhar a noticia Governo pode oferecer atendimento presencial para contestação de descontos no INSS

Link da Notícia:

Governo pode oferecer atendimento presencial para contestação de descontos no INSS
 (Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (9) que o governo estuda oferecer atendimento presencial para aposentados e pensionistas do INSS que tiverem dificuldades em verificar, de forma on-line, a situação dos descontos associativos realizados em seus benefícios.

Segundo o plano inicialmente divulgado pelo governo federal, o contato com os beneficiários será feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS e pela central de atendimento telefônico 135. No entanto, de acordo com Alckmin, o atendimento presencial também poderá ser realizado pela Caixa Econômica Federal.

“A partir do dia 14, será disponibilizada uma plataforma em que o aposentado poderá confirmar se autorizou ou não o desconto. Como há pessoas sem acesso à internet, também está sendo articulado que a Caixa Econômica Federal preste atendimento presencial”, declarou Alckmin durante visita ao Rio Grande do Sul.

A partir da próxima terça-feira (13), o governo enviará uma notificação pelo aplicativo Meu INSS a todos os aposentados que tiveram descontos associativos em suas folhas de pagamento. No comunicado, o beneficiário poderá visualizar o nome da entidade e o valor total descontado.

Já na quarta-feira (14), será liberada a opção de contestação. O aposentado ou pensionista deverá informar se reconhece ou não ter autorizado a cobrança. Essa contestação poderá ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Após a contestação, as entidades terão 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário. Caso não apresentem provas, deverão devolver o valor à União, que repassará o ressarcimento diretamente à conta do segurado utilizada para o recebimento do benefício.

Na quinta-feira (8), o governo anunciou um plano para restituir valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas por entidades conveniadas ao INSS. 

A medida foi adotada após investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) apontarem fraudes em descontos associativos aplicados a beneficiários da Previdência Social.

Até a publicação desta reportagem, o INSS e a Caixa Econômica Federal não haviam se manifestado sobre a ampliação dos canais de atendimento.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75) 98177-8000

Copyright (c) 2025 - ENCONTROJA.COM.BR - GRJC - Grupo de Comunicação Digital Jair Cezarinho
Converse conosco pelo Whatsapp!